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CERTIFICAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO – DA NECESSIDADE À OPORTUNIDADE

Nos dias de hoje não possuir uma Certificação em Sistema de Gestão, seja ele qual for o mais aplicável a sua empresa (Qualidade, Meio ambiente, Saúde e Segurança, riscos, Compliance, Laboratório, entre outros) é algo quase impraticável, não só por que se trata de um diferencial que coloca sua empresa em outro patamar, em relação aos seus concorrentes, como também, os seus clientes já estão demandando estas exigências.

É muito comum ao escutar da Diretoria (Alta Direção) das empresas que os Sistemas de Gestão engessam a dinâmica da empresa.

Que a Certificação cria processos burocráticos .

Primeiramente temos que ter bem claro é poder diferenciar o que vem a ser “Engessamento” de “Padronização“.

É muito comum que os profissionais que atuam na área de Sistema de Gestão sejam vistos como pessoas que estão na empresa para burocratizar, não permitindo que outros  colaboradores façam da maneira que mais lhe agradam. Isso é uma “meia ” verdade, eles estão nas empresas  com pensamento sistêmico para : 

Apoiar os demais departamento no Mapeamento dos seus processos.

Esses profissionais, sim prezam pela Padronização, e não é pelo fato de possuir atividades de auditoria, verificando o cumprimento dos procedimentos e indicadores dos processos, não possuem a função de “Policia” dentro das empresas, possuem a função de serem “Facilitadores“, por terem uma visão sistêmica dos processos da empresa (estão com uma visão mais abrangente, sempre com pensamento no risco e na interação dos processos), consegue de maneira geral observar os impactos das alterações  e se essas interações foram garantidas no momento da sua concepção. São eles que ao verificar a sua interação detectam que algo não está de acordo com o combinado e deve voltar ao padrão original ou em alguns casos haver uma revisão dos procedimentos, isso é muito mais comum do que achamos.

Não há porque trabalhar com os Sistema de Gestão em paralelo com a rotina dos departamentos, os Gestores precisam entender que os Sistemas de Gestão são aliados da boa e perfeita rotina de trabalho e que se há uma variação ou algo que saiu do controle é o Sistema de Gestão que possui ferramentas para que possa o mais breve possível retornar ao voo de cruzeiro e continuar obtendo os resultados esperados na organização.

As Certificações em Sistema de Gestão devem ser muito mais utilizadas internamente na empresa do que somente ostentar um “DIPLOMA” para os seus clientes.

Por detrás das Certificações devem existir Processos de avanço e melhoria. Além de um controle excepcional que garanta que a sua empresa consiga obter uma economia de maneira consciente dentro de seus Processos.

Um Sistema de Gestão bem implementado garante a redução de custos e resultados mais favoráveis ao negócio, seja eles financeiros, qualidade, ambientais, proteção ao funcionário e sociedade, através de indicadores e metas de eficiência de processos internos.

A Certificação nos Sistemas de Gestão garante também a segurança das saídas dos seus processos e conquistas o seu cliente. Dê a certeza de que o produto ou serviço adquirido pelo cliente segue um padrão que é repetido com sucesso todas as vezes que for praticado e caso haja algum desvio será corrigido.

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