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A DIFERENÇA ENTRE RETRABALHO E REPARO

Temos visto que muitos profissionais possuem um conceito equivocado entre o que vem a ser Retrabalho e o que vem a ser Reparo.

Tanto o Retrabalho como o Reparo são atividades muito comuns dentro dos processos das empresas e as normas de Sistema de Gestão da Qualidade, ISO 9001:2015 e IATF 16949:2016, possuem em seus requisitos, determinações para que seja utilizadas, o que não vem garantindo êxito na sua aplicação.

Vamos iniciar definindo os dois termos :

RETRABALHO

Ação em um produto ou serviço não conforme para torná-lo compatível com os requisitos.

Exemplo: Em um processo de usinagem, um produto “EIXO” possui um diâmetro com característica de projeto, e ao ser conferido é detectado que as dimensões estão maiores que o especificado no projeto. A ação de fazer este produto “EIXO” para a máquina e refazer a operação, deixando na medida do projeto, sendo considerada como um Retrabalho.

REPARO  

Ação em um produto ou serviço não conforme para torná-lo aceitável ao uso pretendido.

Exemplo: Utilizando o mesmo exemplo acima, o “EIXO” agora foi detectado com valores menores que o especificado no projeto e por isso deverá passar por um processo de solda, depositando material para que possa ficar com as medidas do projeto, sendo considerado como um Reparo.

Podemos observar que há uma sutil diferença, o que faz com que as empresas acabem tratando o Retrabalho e o Reparo como um processo normal, e isso pode em alguns modelos de negócio trazer sérios problemas para a saúde financeira da empresa.

A norma ISO 9001:2015 o item 8.7 Controle de Saída Não Conforme trata esse tema, onde a empresa deve assegurar que saídas que não estejam conformes com seus requisitos, sejam identificadas e controladas para prevenir o seu uso não intencional e segue definindo que a organização deve tomar ações apropriadas, baseadas na natureza da Não Conformidade e seus efeitos, devendo também aplicar à Não Conformidades detectadas após a entrega dos produtos.

A norma IATF 16949:2016 está alinhada à ISO 9001:2015, porém deixa mais claro o que deve ser realizado para identificar e prevenir o uso não intencional do produto que apresenta a Não Conformidade, estamos falando dos itens 8.7.1.4 Controle de Produtos Retrabalhados e 8.7.1.5 Controle de Produtos Reparados.

Ao lermos os dois itens da norma IATF 16949:2016 observamos apenas uma diferença, bem sutil, onde um deles nos diz que “se necessário” notificar o cliente, já o outro nos diz “Obrigatório” notificar o  cliente.

A intenção das duas normas de Sistema de Gestão da Qualidade não é apenas a expectativa de que as empresas possam detectar a Não Conformidade em seus produtos e serviços, e sim ao detectar a Não Conformidade, um processo de disposição seja iniciado.

A expectativa é que o processo de disposição apresente em suas etapas de realização, a análise sobre a s possibilidades de Retrabalhar, Reclassificar ou Sucatear o produto.

Para atendermos integralmente esses requisitos, bem como, proteger a nossa empresa em um possível “Recall”, a norma IATF 16949:2016, define a necessidade de possuir um processo documentado, neste processo a empresa deve ter uma metodologia de análise, baseada no risco (por exemplo a plicar o FMEA), critérios para realiza o Retrabalho ou Reparo, os meios de controle que serão utilizados após a ação, bem como as rastreabilidades aplicáveis.

Avalie sempre a necessidade de informar o Cliente, é comum que os produtos que você fornece, possuam impacto em outros produtos do seu cliente, sendo que a variação do seu processo possa causar distúrbios nos processos externos de seu cliente.

Concluindo, podemos observar que a ação de Retrabalho ou Reparo é uma atividade muito comum nos processos das empresas e por esse  motivo devemos mantê-los documentados no Sistema de Gestão adotado pela empresa. Utilizando as mesmas criticidades e preocupações que utilizamos ao desenvolver o produto ou o serviço.

Devemos utilizar as informações referentes ao Retrabalho ou Reparo, tanto para corrigir nossos processos, como para a melhoria contínua. É através da análise das informações da saída da Não Conformidade que podemos mitigar os riscos, bem como, realizar as melhorias no processo, visando sempre a agregação de valor ao nosso negócio.

Ter um processo robusto para detectar, medir e tratar esses Retrabalhos e Reparo, garante que a nossa empresa não tenha prejuízos  financeiros, visto que nossos clientes não irão assumir os custos destas atividades.

A WAB Consult está preparada para poder auxiliar você e sua empresa em atender os requisitos das normas de Sistema de Gestão, agregando valor ao seu negócio.

Se você gostou deste artigo ou tem algum ponto que gostaria que detalhássemos ou até mesmo algum ponto que não concorda, por favor deixe seus comentários abaixo, isso é muito importante para que possamos estar sempre evoluindo e agregando valor ao Sistema de Gestão das Empresas.

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