Nosso Artigo

APLICANDO A FILOSOFIA LEAN NA OPERAÇÃO LOGÍSTICA.

A filosofia do Lean surgiu na indústria automotiva, mais precisamente na Toyota, logo após a segunda guerra mundial, mas só ganhou notoriedade nos anos 90.

 

A base principal da filosofia Lean é a busca, sistemática, da redução do desperdícios.

 

Podemos entender que a aplicação do Lean pode ir até o seguimento automotivo, podendo ser aplicável em outros seguimentos. 

 

Então vamos falar sobre alguns aspectos de desperdícios que  observamos  na operação logística e como a filosofia Lean pode auxiliar na redução dos desperdícios.

  • Utilização do “Kanban

O termo “Kanban” vem da origem japonesa e tem o significado “sinalização” ou “cartão”, sua aplicação propõe o uso de cartões ou post-its para informar o andamento da produção dentro de uma indústria, uma ferramenta visual.

 

Na operação logística temos a falta de produtos no ponto de coleta (picking), isso ocorre quando um operador vai até o endereço descrito na solicitação de coleta e não consegue atender por ter um valor menor que o solicitado.

 

Neste caso o “Kanban” pode informar ao abastecedor a necessidade de realizar o reabastecimento do endereço antes que o operador se encaminhe ao endereço e não haja a necessidade de retornar ao endereço para separar o produto após ter ido pela primeira vez.

 
  • Utilização do “Diagrama de Espaguete”

Diagrama de Espaguete é a representação gráfica que possibilita visualizar a movimentação de pessoas, produtos ou meios de transportes durante as atividades, medindo os seus respectivos tempos de tarefas.

 

Com a utilização desta ferramenta é possível verificar o tempo desperdiçado e a quantidade de vezes que é necessário para percorrê-los.

 

Levando a aplicação desta ferramenta ao processo logístico temos que para elaborar uma requisição de separação de produtos e/ou dimensionar o layout do Centro de Distribuição, podemos utilizar e verificar qual será o tempo médio e qual a capacidade de separação, também podemos obter um fluxo racional para o atendimento das requisições, tornando o processo de separação o mais eficiente possível.

 

  • Utilização do “OEE”

OEEEficiência Geral do Equipamento, é a mensuração da disponibilidade, desempenho ou qualidade de um equipamento. Significa o quanto estamos fabricando apenas produtos aprovados, no menor tempo e no menor tempo de inatividade.

Temos muitos equipamentos envolvidos no processo logísticos que podem se tornar um gargalo para a saída dos processos, empilhadeira, máquina de Stretch, elevadores, entre outros.

 

Medir os OEE dos equipamentos chaves ao processo logístico dará ao processo o conhecimento dos gargalos e a possibilidade de mitigar estes gargalos, aumentando a eficiência do processo logístico.

 

  • Utilização do “Takt Time”

Também podemos traduzir por “Ritmo de Produção”, nos demonstra o alinhamento da produção com a demanda do cliente.

 

No processo logístico temos o uso da cubagem e da entrega dos nossos produtos e ter a capacidade de enviar a quantidade acordado em um único meio de transporte, ou no máximo, utilizando o menor número de transporte possível, pode ser o diferencial para muitos fabricantes na hora de obter uma melhor lucratividade.

 

  • Utilização do “Trabalho Padronizado

Um processo de descrição documentada dos métodos de fabricação. Padroniza a melhor prática unificando as atividades no caso de utilizar diversas pessoas na mesma atividade.

 

No processo logístico temos muitas atividades repetitivas e obter um padrão na sua atividade nos permite observar a melhor maneira em desempenhar as atividades, bem como, apoiar na capacitação de novos colaboradores.

Temos muitas outras ferramentas Lean que possam ser utilizadas na sua operação logística, busque a capacitação na filosofia Lean e lembre-se a filosofia é de redução de desperdícios, porém cada ferramenta tem um objetivo, na nossa vida não utilizamos, normalmente eu acredito, um alicate para desparafusar um parafuso da parede, então é muito importante ter conhecimento das ferramentas e sua aplicação.

 

A aplicação dos conceitos de logística Lean nos proporciona resultados de grande relevância, possibilitando uma melhor competividade econômica da empresa.

O maior desafio na aplicação da filosofia do Lean na operação logística não está em realizar as mudanças, mas sim em detectar as causas raiz dos desperdícios e buscar sistematicamente a mitigação dos desperdícios.

Se você gostou deste artigo ou tem algum ponto que gostaria que detalhássemos ou até mesmo algum ponto que não concorda, por favor deixe seus comentários abaixo, isso é muito importante para que possamos estar sempre evoluindo e agregando valor ao Sistema de Gestão das Empresas.

Se preferir entrar em contato direto, nos enviando um e-mail para contato@wabconsult.com.br e teremos o maior prazer em responder e ou auxiliar.

Comentários

Visualizações: 3