Nosso Artigo

ESTAR ENVOLVIDO OU ESTAR COMPROMETIDO, EIS A QUESTÃO !

Mais uma vez me meio a memória a parábola da Galinha e do Porco, onde nos explica de maneira bem lúdica a diferença entre estar ENVOLVIDO e estar COMPROMETIDO.

Muitos gestores ao se referir a sua equipe generalizam estas duas palavras, porém elas não significam a mesma coisa.

Ao que não conhecem esta parábola vou reescrever abaixo

“Estava um belo dia de sol quando o porco e a galinha passeando pela fazenda. Naquele instante chegou o fazendeiro e lhes propôs um desafio : eles seriam responsáveis   por preparar um café da manhã diferente a cada dia da semana pelas próximas duas semanas.

No caso de falha de um cardápio variado em um desses dias, o café da manhã seria preparado pelo próprio fazendeiro que, sem opção, prepararia bacon com ovos para começar o dia.

Tudo correu bem nos dois primeiros dias, o porco sempre de maneira muito proativa começava o dia a pensar no seu menú para o dia seguinte, separava os ingredientes, planejava as tarefas necessárias, controlava o tempo necessário, inovava na forma de preparação, sempre com o objetivo de cumprir a meta e era ajudado pela galinha que cumpria as tarefas que lhe eram atribuídas.

Os dias se passaram, as receitas aumentavam a complexidade, e o porco gastava a maior parte do dia a preparar o menu do dia seguinte, para o fazendeiro. Deixou de ter tempo par atribuir as tarefas à galinha.

A galinha passava o tempo livre para ciscar o chão à procura de minhocas. Isto diminuía drasticamente o tempo disponível do porco, que se via obrigado a trabalhar ainda mais para cumprir as metas estabelecida pelo fazendeiro.

Até que um dia antes de terminar o prazo, não conseguiu preparar o café da manhã diferente, devido à exaustão e cansaço acumulado.

O fazendeiro ao ver que não tinha sido cumprido o objetivo traçado, foi preparado o seu café da manhã, dando indicações aos seus criados.

Agora que lemos a parábola podemos concordar que o objetivo do fazendeiro nunca foi comer “Ovos com Bacon“, mas sim ter um café da manhã diferente a cada dia, por um período definido.

Na parábola percebemos que o Porco não conseguiu comprometer a galinha no objetivo, ela apenas se apresentava envolvida, estando sempre sobrecarregado e fazendo com que a Galinha se envolvesse menos ainda.

Já  a  Galinha estava no seu papel, caso fosse demandada atendia o que o Porco necessitasse.

Os comprometidos normalmente assume suas responsabilidades e veem as veem como oportunidades para cada vez mais evoluir, já os envolvidos ficam a espera de uma demanda e no caso não ocorram ficam estagnados, porém vivos.

Ao serem destacado como Gestor, ou ter a ambição de se tornar um Gestor , você necessita estar sempre Comprometido e fazer com que a equipe que está a frente também esteja comprometido juntamente com você. 

“TER UMA EQUIPE APENAS ENVOLVIDA É UM RISCO CONSTANTE PARA O SACRIFÍCIO DO COMPROMETIDO

Vejo várias empresas que estão comendo muito “Ovos com Bacon“, com seus gestores sempre se sentindo com a “Faca no pescoço“, e sua equipe em “Voo de cruzeiro“, totalmente desconectado até parecendo ser duas empresas diferentes.

Gostaria de concluir afirmando que  Comprometimento sem Envolvimento, nos leva ao fracasso e que ao trabalhar em equipe temos que ter nossos papéis bem claro, sem que haja rompimento do Comprometimento de todos.

Faça uma reflexão de que grupo você pertence, quer se manter ou quer pertencer, seja do Comprometido ou do Envolvido.

Se optar pelo grupo do Envolvido garanta estar alinhado aos que estão Comprometidos, só assim você terá sucesso em qualquer um dos grupos.

Se você gostou deste artigo ou tem algum ponto que gostaria que detalhássemos ou até mesmo algum ponto que não concorda, por favor deixe seus comentários abaixo, isso é muito importante para que possamos estar sempre evoluindo e agregando valor ao Sistema de Gestão das Empresas.

Se preferir entrar em contato direto, nos enviando um e-mail para contato@wabconsult.com.br e teremos o maior prazer em responder e ou auxiliar.

Comentários

Visualizações: 28