Nosso Artigo
Welerson A Barros, Diretor da WAB Consultoria e Psicologia Ltda, com formação em Metalurgia e Mecânica, Auditor Líder em Sistema de Gestão ISO 9001, IATF 16949, Certificação de Produto, Auditor terceirizado das certificadoras ABNT e ITAC, mais de 20 anos de experiência em implantação e manutenção de Sistema de Gestão e Certificação de Produto em vários seguimentos, tais como Automotivo, Construção Civil, Alimentos , Saúde, Químico, Metal-Mecânica, entre outros.
CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO OU DEPÓSITO ? HÁ DIFERENÇA OU SÃO SINÔNIMOS?
Há muito tempo tenho ouvido muito sobre ter um Centro de Distribuição e tratá-lo como um Depósito, mas os pois possuem diferenças ou são sinônimos?
Se fossemos matemáticos diríamos que o Centro de Distribuição contém o Depósito e o Depósito está contido no Centro de Distribuição.
Mas não somos matemático, então vamos definir melhor.
Um Centro de Distribuição consiste em receber, armazenar, separar e despachar, e seu foco principal é a distribuição mais ágil, seja para uma rede de loja, como clientes finais.
Já um Depósito consiste em armazenar e seu foco principal é a guarda da mercadoria.
O Centro de Distribuição por haver uma interação entre os processos de recebimento, armazenagem , separação e despacho, permite um melhor controle e gestão, com isso fazer com que a empresa possa tomar decisões mais assertivas.
Podemos considerar o Centro de Distribuição como um processo estratégico ao negócio aumentando a dinâmica da empresa.
CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO
- Centraliza o Estoque
- Controla o fluxo de produtos
- Faz a gestão da sazonalidade
- Monitora a qualidade dos produtos
- Reduz custos Logístico
Podemos concluir que um Centro de Distribuição não é simplesmente um Depósito, mas sim um macro processo logístico que pode auxiliar, e muito, na gestão e dos resultados da empresa.
A decisão de transformar o nosso Depósito em Centro de Distribuição é um momento muito sensível para a empresa. É muito importante elaborar um plano de implementação, capacitando toda a equipe ( principalmente na cultura e no olhar mais sistêmico), buscando recursos tecnológicos ( plataforma WMS – “Warehouse Management System”), tudo para poder extrair o máximo de resultado desta nova fase da empresa.
Se você gostou deste artigo ou tem algum ponto que gostaria que detalhássemos ou até mesmo algum ponto que não concorda, por favor deixe seus comentários abaixo, isso é muito importante para que possamos estar sempre evoluindo e agregando valor ao Sistema de Gestão das Empresas.
Se preferir entrar em contato direto, nos enviando um e-mail para contato@wabconsult.com.br e teremos o maior prazer em responder e ou auxiliar.