Nosso Artigo

Mais que avaliar os Riscos temos que revisá-los constantemente.

No vídeo abaixo podemos observar muitos conceitos alinhados com a norma ISO 31000 – Gestão de Risco.

Mas quero me me concentrar na revisão do Mapeamento de Risco.

Ter os riscos mapeados realizados é uma condição obrigatória na gestão dos riscos, porém vemos muitas empresas negligenciando na sua atualização.

Veja o Vídeo e vamos conversar um pouco:

O TOM fez quase tudo correto, ao montar o processo de risco ele se preocupou com todos os riscos possíveis e mitigou ao escolher uma distância segura e confortável.

No mercado temos várias ferramentas que nos auxilia na montagem de um bom Mapeamento de Risco, também podemos nos apoiar em um grande número de especialistas em gestão de risco, caso não tenha esta figura na própria empresa. 

Porém ele não se preocupou em atualizar estes riscos e a mitigação que ele fez tempos atrás ficou insuficiente para o momento atual.

Isso também acontece em nossos processos. 

Realizamos uma série de alterações de processo, desde a compra de uma nova matéria prima, como alterações de máquinas e de dispositivos.

É muito importante realizar uma validação da eficácia de todas as alterações de processo e ao realizar esta validação utilizar uma equipe multifuncional, contemplando os diversos setores da empresa.

Criem uma frequência para revisar os processos e poder trabalhar de maneira preventiva na mitigação dos Riscos.

Se você gostou deste artigo ou tem algum ponto que gostaria que detalhássemos ou até mesmo algum ponto que não concorda, por favor deixe seus comentários abaixo, isso é muito importante para que possamos estar sempre evoluindo e agregando valor ao Sistema de Gestão das Empresas.

Se preferir entrar em contato direto, nos enviando um e-mail para contato@wabconsult.com.br e teremos o maior prazer em responder e ou auxiliar.

Comentários

Visualizações: 5